Sobre a Xamego Bom

A Xamego Bom é uma indústria de alimentos que se dedica a fazer os melhores doces para recheios e coberturas.

História

Nossa história começa há mais de 50 anos na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde nasceu a Xamego Bom, uma empresa de fabricação de doce de leite e sobremesas lácteas, com produtos de alto padrão de qualidade e um eficiente sistema de distribuição.

Hoje, a Xamego Bom conquistou uma posição de liderança em todo território nacional e ganhou a admiração dos confeiteiros, padeiros, churreiros e consumidores em geral, o que se traduz nos diversos prêmios recebidos.

Se você quiser saber mais sobre a nossa empresa, seus produtos e serviços, ou qualquer outra informação acesse o nosso fale conosco.

Missão

Nossa missão é fornecer produtos alimentícios de alta qualidade, capazes de atender as necessidades de nossos clientes, além de contribuir positivamente para o sucesso de seus colaboradores e fornecedores.

Visão

Olhar para o futuro buscando ser líder em seu campo de atuação, reconhecida pelos seus pares como uma empresa de qualidade que cumpre seu papel social.

Valores

Integridade, qualidade, simplicidade e trabalho em equipe.

Prêmios

Há dezoito anos consecutivos a Xamego Bom é reconhecida com o Troféu no prêmio Baker Top, ganhando como um dos melhores  Doce de Leite Cremoso do mercado.

O prêmio Maiores e Melhores da Panificação Brasileira consagra a Xamego Bom pelo 8º ano consecutivo na categoria Matérias Primas e Insumos.

O Prêmio Quem é Quem na Panificação, que destaca os melhores técnicos de padaria e confeitaria do Brasil, foi entregue ao Chef Confeiteiro da Xamego Bom, Marcio Lopes.

Nosso Chef está a sua disposição, tire dúvidas, peça sugestão, dicas, receitas… Acesse o Espaço do Confeiteiro ou uma de nossas redes sociais.



Código de Ética

INTRODUÇÃO
Nosso Código de Ética não pretende ser um guia completo para todas as situações e casos que venham a acontecer. Os instrumentos de regulamentação interna (Norma Interna) complementam os princípios aqui expressos. No caso de dúvidas sobre suas aplicações, a chefia imediata é o primeiro caminho para o aconselhamento nas questões éticas. A Diretoria orientará as situações específicas com fornecedores e clientes. E todos, sem exceção, podem contar com a assistência da Diretoria e do Recursos Humanos.

POLÍTICA
Conduzir seus negócios com transparência e integridade, cultivando a credibilidade junto aos empregados, fornecedores, clientes, consumidores, poder público, imprensa, comunidades onde atua em geral, buscando alcançar crescimento e rentabilidade com responsabilidade social e ambiental.

Estimular todas as partes interessadas, internas e externas, a disseminarem os princípios éticos e os compromissos de conduta expressos neste Código de Princípios.

FORNECEDORES
Devem ser íntegros na produção, entrega e prática dos contratos firmados, cumprindo de forma ética a confidencialidade das informações e as condições comerciais estabelecidas.

A Xamego Bom garantirá sempre as mais elevadas práticas éticas na seleção, negociação e administração de todas as atividades fabris e comerciais, tratando com respeito todos os fornecedores, sem privilégios ou discriminação de qualquer natureza, independentemente do volume de negócios.

CONCORRÊNCIA
Manter uma relação com seus concorrentes fundada nos princípios da honestidade e respeito.

Não admitir que seus colaboradores façam comentários difamatórios sobre os concorrentes que merecem o mesmo tratamento digno e respeitoso que esperamos receber.

COMUNIDADE
A empresa investe na preservação e sustentação das comunidades nas quais está inserida e atua em parceria com órgãos governamentais e outros grupos ou programas sociais que contribuam para o desenvolvimento dessas comunidades, proporcionando oportunidades de trabalho e de participação social.

NEGOCIAÇÕES
Promover negociações honestas e justas, sem auferir vantagens indevidas por meio de manipulação, uso de informação privilegiada e outros artifícios dessa natureza. 

IMPRENSA
A empresa mantém um canal aberto com a imprensa, tornando disponíveis todas as informações necessárias ao esclarecimento e divulgação de suas ações.

Não divulgar nenhuma informação referente aos seus clientes, a menos que devidamente autorizada pelas pessoas envolvidas. Somente os Diretores ou colaboradores especificamente autorizados pela Diretoria podem oferecer ou divulgar informações para os meios de comunicação ou outros órgãos.                                                                                                              

ÓRGÃOS PÚBLICOS
Manter o mais alto nível de integridade na relação com representantes do governo. Os representantes dos órgãos públicos devidamente identificados por credenciais recebem tratamento profissional e isento, tornando-se disponíveis aos mesmos, sempre que solicitados, as informações, dados e registros pertinentes e exigidos por lei.

BALANÇOS FINANCEIROS
Registrar seus relatórios e balanços de modo correto, consistente, exato e completo, sem ambigüidade de informações e disponibilizar seus livros com inteira transparência às auditorias dos órgãos públicos competentes;

Realizar uma comunicação transparente, verdadeira e correta, facilmente compreensível e acessível a todos os interessados, e uma publicidade fundada nos princípios estabelecidos neste Código de Ética.

RECLAMAÇÕES
Manter canais formais, entre outros, para recepção, encaminhamento e processamento de opiniões, sugestões, reclamações, críticas e denúncias sobre transgressões éticas, acolher e processar sugestões, visando melhorias dos processos internos de gestão.

CONDIÇÕES DE TRABALHO
Promover condições de trabalho que propiciem o equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar de todos os empregados.

Normas do contrato de trabalho serão regidas pela CLT.

Adicional de hora extra será de 50%.

Não efetuar contratação de menores de dezoito anos para realização de serviços internos ou externos da empresa.

Não admitir, em nenhuma hipótese, a exploração do trabalho infantil e reserva-se o direito de não contratar serviços ou ter relacionamento comercial com organizações, entidades e ou instituições que adotem essa prática;

SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL
A preservação da saúde e integridade física de nossos colaboradores e a promoção da qualidade de vida no nosso ambiente de trabalho são fundamentais. Todos os colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores devem garantir condições de trabalho seguras e sadias, comprometendo-se com os procedimentos e instruções que regulam e preservam a segurança e a saúde, e cumprindo rigorosamente as leis e normas internas relativas à Medicina e Segurança do Trabalho.

Garantir a segurança e saúde no trabalho, disponibilizando para isso todas as condições e equipamentos necessários.

Assegurar a disponibilidade e transparência das informações que afetam os seus empregados, preservando os direitos de privacidade no manejo de informações médicas, funcionais e pessoais a eles pertinentes;

Assegurar o direito de recusa de seus empregados, aceitando a suspensão de suas atividades, após terem tomado as medidas corretivas e comunicado o fato imediatamente ao seu superior hierárquico, caso haja situação de risco grave e iminente à vida ou à integridade física sua e/ou de seus colegas de trabalho;

ASSOCIAÇÃO
Reconhecer o direito de livre associação de seus empregados, respeitar e valorizar sua participação em sindicatos e não praticar qualquer tipo de discriminação negativa com relação a seus empregados sindicalizados.

DISCRIMINAÇÃO
Respeitar e promover a diversidade e combater todas as formas de preconceito e discriminação, por meio de política transparente de admissão, treinamento, promoção na carreira, ascensão a cargos e demissão. Nenhum empregado ou potencial empregado receberá tratamento discriminatório em conseqüência de sua raça, cor de pele, origem étnica, nacionalidade, posição social, idade, religião, gênero, orientação sexual, estética pessoal, condição física, mental ou psíquica, estado civil, opinião, convicção política, ou qualquer outro fator de diferenciação individual.

MEIO AMBIENTE
Manter padrões de excelência em meio ambiente, a fim de garantir produtos e serviços adequados às expectativas de seus clientes e à legislação ambiental.

Promover o uso sustentável de água, petróleo, gás natural e energia; a redução do consumo; a reciclagem de materiais; a redução da geração de resíduos sólidos e da emissão de gases poluentes;
Manter um sistema de gestão ambiental, para melhoria contínua dos seus processos, incluindo a cadeia produtiva e promover ações internas e externas de conscientização ambiental;
Identificar, avaliar e administrar seus passivos ambientais atuando preventivamente e corretivamente na solução dos problemas que os causaram; Comunicar prontamente a seus consumidores, clientes, comunidade e sociedade acerca de eventuais danos ambientais, caso ocorram acidentes.

USO E REGISTRO DAS INFORMAÇÕES
Os documentos – contratos, registros financeiros e contábeis, relatórios de qualquer natureza, projetos, pesquisas de opinião e de mercado, planos comerciais e de marketing, e programas de gerenciamento das informações – são de propriedade da Xamego Bom e não podem ser utilizados fora da empresa ou serem divulgados, a não ser que devidamente autorizados para publicação.


CUMPRIMENTO DO CÓDIGO
Este Código de Ética aplica-se diretamente a todos os colaboradores e prestadores de serviços e reflete os valores e a cultura do grupo Xamego Bom. O seu cumprimento revela o compromisso de profissionalismo e transparência em todas as nossas ações no trabalho.

VIOLAÇÃO DO CÓDIGO
É responsabilidade de cada colaborador o conhecimento das políticas e práticas expressas no Código de Ética do grupo Xamego Bom. Qualquer violação a qualquer uma das normas e/ou orientações do mesmo resultará em medidas disciplinares apropriadas, podendo inclusive levar ao desligamento.

Download do Código de Ética e Princípios

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